Anuncie Aqui Topo 728x90

Frutos da educa√ß√£o: entendendo boas recorda√ß√Ķes e traumas no processo educativo

√Č preciso valorizar a profiss√£o para que aqueles que amam possam continuar gerando frutos bons, marcando positivamente as novas gera√ß√Ķes. N√£o se faz escola sem professor e a pandemia mostrou que, onde quer que estejamos, somos capazes de continuar o legado que nos foi confiado.

Por Professor Daniel Macedo de Carvalho / Diretor Pedagógico do Centro de Estudos Lecionar em 10/08/2020 às 16:44:34

Um brasileiro que conclui a educa√ß√£o b√°sica permanece em torno de 16 anos na escola. Para quem n√£o sabe, a educa√ß√£o b√°sica constitui o ensino fundamental I, fundamental II e o ensino médio. S√£o in√ļmeros profissionais que passam pela vida do estudante nesse intervalo de tempo e é impressionante como essas intera√ß√Ķes, ao longo dos anos, podem moldar o nosso futuro.

Voc√™ seria capaz de lembrar de um professor que marcou a sua vida? Independente da disciplina tem sempre aquele professor que nos marcou, embora isso n√£o signifique que essa recorda√ß√£o seja boa. Um professor do ensino médio leciona para alunos no final desse ciclo e escuta coisas como "eu odeio portugu√™s" ou "eu n√£o suporto matem√°tica", "eu detesto aquela matéria". Obviamente ninguém precisa gostar de todas as disciplinas que existem. Mas ao aprofundar a conversa é impressionante como nomes surgem. Quando um professor n√£o gosta do que faz, ele marca negativamente aquela turma para toda a vida. Se o profissional "odeia" uma disciplina, ou n√£o a compreende bem, com certeza n√£o ensinar√° bem e uma gera√ß√£o que odeia essa disciplina seguir√° para os próximos anos.

O interessante é saber que um(a) professor(a) nos anos seguintes pode mudar essa história. Ensinando com amor e propriedade, o chamado "brilho nos olhos" pode converter o ódio em amor e s√£o muitos os relatos na educa√ß√£o. Talvez voc√™, ou seu filho, filha, sinta dificuldade em uma matéria porque foi bloqueado na base, no que é fundamental para se desenvolver. Uma dica é procurar um profissional reconhecido na regi√£o para fazer um atendimento individualizado, n√£o para buscar notas, mas para desenvolver uma nova rela√ß√£o com o conte√ļdo.

Um professor que ama o que faz é capaz de, no m√≠nimo, tornar o aprendizado mais simples. O que mantém a humanidade forte durante toda a sua exist√™ncia é justamente a diversidade, explicada pela variabilidade genética. Portanto é lógico que cada indiv√≠duo ir√° potencializar habilidades √ļnicas e isso é fundamental para que tenhamos a cada gera√ß√£o, uma sociedade mais justa, mais tecnológica e capaz de enfrentar os novos problemas que surgir√£o.

Os maiores frutos da sua vida prov√™m da educa√ß√£o. Seja a educa√ß√£o familiar, ou a educa√ß√£o escolar/ profissional. Ao fazer uma an√°lise, com certeza professores influenciaram a sua trajetória para estar aonde est√°. Ent√£o, uma dica importante na hora de escolher uma boa institui√ß√£o de ensino é n√£o se ater exclusivamente a estrutura f√≠sica e todo o marketing envolvido, mas se aprofundar nos profissionais que ali lecionam. Se s√£o valorizados, se recebem um bom sal√°rio, se s√£o estimulados a se especializarem e se s√£o escutados durante o processo educativo. Caso contr√°rio, eles estar√£o desmotivados profissionalmente e de nada valer√° toda a estrutura f√≠sica moderna, as apostilas, os materiais apresentados. O ser humano aprende através da rela√ß√£o, e para gerar boas recorda√ß√Ķes é necess√°rio ter profissionais que tem "brilho no olhar" pois se sentem orgulhosos em exercer a profiss√£o de ensinar.

É preciso valorizar a profiss√£o para que aqueles que amam possam continuar gerando frutos bons, marcando positivamente as novas gera√ß√Ķes. N√£o se faz escola sem professor e a pandemia mostrou que, onde quer que estejamos, somos capazes de continuar o legado que nos foi confiado. Todo aquele que ensina com amor, transmite amor no que ensina e o amor só pode gerar frutos bons e é disso que o mundo precisa.


Fa√ßa sua matr√≠cula para Arraial do Cabo pelo n√ļmero 22 99850-7420

Fonte: Centro de Estudos Lecionar.

Coment√°rios