Anuncie Aqui Topo 728x90

Compreendendo o ENEM: prova ou pol√≠tica p√ļblica?

"Estudar fora do país também é possível pelo ENEM. A nota do exame vale para países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda, Canadá. Ou seja, hoje o ENEM é um exame essencial para qualquer estudante que esteja concluindo ou já tenha concluído o ensino médio."

Por Professor Daniel Macedo de Carvalho / Diretor Pedagógico do Centro de Estudos Lecionar em 25/08/2020 às 22:15:49

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar os alunos que conclu√≠ram a educa√ß√£o b√°sica (ensino fundamental e médio). Entretanto, a prova passou por uma reformula√ß√£o em 2009 e tornou-se o principal vestibular do pa√≠s, dando acesso à diversas institui√ß√Ķes de ensino superior e técnico.

A prova consiste em um total de 180 quest√Ķes, divididas em 4 grandes √°reas: matem√°tica e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, ci√™ncias humanas e suas tecnologias e ci√™ncias da natureza e suas tecnologias. Cada √°rea contempla 45 quest√Ķes da prova. Além disso, o participante também deve elaborar uma reda√ß√£o dissertativa-argumentativa seguindo diversos critérios sobre o tema divulgado no dia da prova.

Durante os anos de aplica√ß√£o do ENEM, a prova j√° passou por algumas mudan√ßas e, atualmente, ocorre em 2 domingos seguidos. Em um dia ocorrem as provas de matem√°tica (45 quest√Ķes) e ci√™ncias da natureza 45 quest√Ķes) e no outro as provas de reda√ß√£o, ci√™ncias humanas (45 quest√Ķes) e linguagens e códigos (45 quest√Ķes). É uma prova que tem como base todo o conte√ļdo do ensino médio e que também testa a resist√™ncia dos participantes pela complexidade e n√ļmero de quest√Ķes, dando ao indiv√≠duo algo em torno de 3 minutos para realizar cada quest√£o.

O resultado da avalia√ß√£o é medido pelo método de corre√ß√£o TRI (teoria de resposta ao item) que, para simplificar (é uma base de algoritmos complexa) mede as quest√Ķes f√°ceis, médias e dif√≠ceis de acordo com as habilidades e compet√™ncias do edital da prova e da quantidade de acertos e erros do indiv√≠duo, podendo fornecer pontua√ß√Ķes diferentes para um mesmo n√ļmero de acertos, visto que esse método detecta poss√≠veis "chutes" do estudante. Dessa complexidade, sai a nota do aluno, que n√£o é simplesmente o n√ļmero de quest√Ķes que ele acertou e errou. Portanto, é quase imposs√≠vel descobrir a nota antes da divulga√ß√£o do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira), que é o órg√£o respons√°vel pela aplica√ß√£o do ENEM.

Além da inova√ß√£o na prova e nos critérios de avalia√ß√£o, o ENEM também é diferente pois trata-se de uma pol√≠tica p√ļblica, que visa democratizar o acesso às universidades federais do pa√≠s (pelo menos em teoria, j√° que h√° muito espa√ßo para cr√≠tica nesse ponto), e também possibilita a inscri√ß√£o no FIES e no PROUNI que s√£o pol√≠ticas p√ļblicas de financiamento de faculdades particulares para alunos que n√£o possuem condi√ß√£o financeira de arcar com os custos de uma educa√ß√£o de n√≠vel superior na rede privada. Também permite a inscri√ß√£o em cursos técnicos em institutos estaduais, municipais e federais.

Estudar fora do pa√≠s também é poss√≠vel pelo ENEM. A nota do exame vale para pa√≠ses como Portugal, Inglaterra, Fran√ßa, Irlanda, Canad√°. Ou seja, hoje o ENEM é um exame essencial para qualquer estudante que esteja concluindo ou j√° tenha conclu√≠do o ensino médio.

É importante frisar que a prova n√£o possibilita certificado de conclus√£o do Ensino Médio. Essa possibilidade existia, mas hoje j√° n√£o faz mais parte do programa. Por esses motivos, é crucial que estudantes fa√ßam a prova anualmente buscando treinar (aqueles que ainda n√£o est√£o no terceiro ano s√£o inscritos como treineiros) ou para ter acesso às possibilidades citadas anteriormente.

Novidades acompanham essa nova década, como a prova digital que j√° ocorrer√° nesse ano (devido à pandemia, o ENEM ser√° aplicado no in√≠cio de 2021). O ENEM seriado, ou seja, uma prova para cada ano do ensino médio também é uma mudan√ßa que vir√° em breve (s√£o 3 anos, e tr√™s provas, uma por ano), assim como o aumento no n√ļmero de provas (hoje o ENEM é aplicado somente uma vez por ano, a ideia é que sejam no m√≠nimo duas aplica√ß√Ķes por ano), s√£o algumas das novidades que o governo federal implantar√° nos próximos anos.

O Exame Nacional do Ensino Médio é, portanto, ao mesmo tempo prova e pol√≠tica p√ļblica. Promove acessibilidade através de um vestibular e esse é um motivo pelo qual a prova é t√£o criticada pelos profissionais da educa√ß√£o, tanto na ess√™ncia, quanto pelo que avalia visto que, as condi√ß√Ķes para essa "competi√ß√£o" n√£o s√£o igualit√°rias, tendo as melhores oportunidades do exame sendo direcionadas para classes sociais de maior poder aquisitivo que podem proporcionar aos filhos uma melhor prepara√ß√£o para o exame.

Discuss√Ķes à parte, é crucial orientar amigos e familiares que est√£o buscando um futuro melhor através da educa√ß√£o que se inscrevam e se preparem corretamente para o exame afim de alcan√ßarem através dessa prova a pol√≠tica p√ļblica que necessitam para alcan√ßar seus sonhos.

Você conhece o Centro de Estudos Lecionar, em Arraial do Cabo ? Fale com a equipe pelo Whatsapp (22) 99850-7420.


Fonte: Centro de Estudos Lecionar.

Coment√°rios