Anuncie Aqui Topo 728x90

Metodologias de Ensino: o que são?

"Essa pandemia veio para mostrar que sempre será um processo de relacionamento entre aluno/professor."

Por Professor Daniel Macedo de Carvalho / Diretor Pedagógico do Centro de Estudos Lecionar em 15/09/2020 às 16:20:56

Comecemos entendendo que o processo do estudo é trabalhoso. Seja você um leitor que já se formou, ou que simplesmente está na escola, você sabe que estudar dá trabalho. É exaustivo ficar horas e horas sentado em uma sala de aula assistindo professores falando dos mais variados assuntos e, depois chegar em casa e passar mais algumas aulas estudando sozinho, ou em cursos, ou até mesmo no reforço escolar. É doloroso, cansativo, demanda muita disciplina, concentração e força de vontade, para estudar dia após dia e parece que o cansaço aumenta quando temos que estudar algo que não gostamos.

Acontece que, diversas Universidades do mundo possuem linhas de pesquisa que procuram buscar formas de facilitar e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. A forma como aprendemos é cada vez mais bem compreendida à luz da psicologia e da pedagogia. Mas isso é tema para um outro momento. Agora vamos focar na maneira como o ensino é feito, ou seja, como o professor "te passa o conteúdo da matéria". Isso é chamado "Metodologia de Ensino" e consiste no conjunto de técnicas e etapas que o docente utiliza para motivar/ensinar o aluno, seja na escola, seja na faculdade, ou em qualquer outro ambiente de ensino.

O modelo tradicional é chamado de "aula expositiva". Consiste na utilização de um quadro ou até mesmo uma apresentação em power point, onde o professor passa todo o conteúdo e o aluno "absorve" esse conteúdo, fazendo uma avaliação ao final do processo, sendo geralmente uma prova. É o modelo mais utilizado no mundo e tem suas vantagens e desvantagens. Enquanto "conseguiu formar toda a sociedade nos últimos anos" e convenhamos, isso é muita coisa, esse modelo possui pouca interação aluno/aluno e aluno/professor. A aula consiste simplesmente no "detentor do conhecimento" ensinando "aqueles que não sabem".

Buscando promover uma maior interação e maior protagonismo por parte do estudante, existem diversas metodologias que foram e estão sendo estudadas e aplicadas e tenho por objetivo mencionar algumas aqui. A primeira é a gamificação do ensino, que consiste em transformar a sala de aula e os conteúdos trabalhados em um game. Atividades valem pontos e são contabilizadas em um ranking. O ambiente escolar pode ser customizado (um professor de história pode transformar os grupos em países ou castelos, por exemplo). O ensino utiliza de jogos ou até mesmo de aplicativos que estimulam a competição, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe e a avaliação se dá pelo envolvimento do aluno e do grupo como um todo. É uma forma que tem sido utilizada, inclusive, em empresas, buscando um aumento da produtividade dos setores.

A sala de aula invertida é a metodologia "da moda". Consiste em transformar o aluno em protagonista do próprio desenvolvimento acadêmico e o professor numa espécie de tutor, de facilitador do processo. Consiste no envio de atividades de leitura e questionários de aquecimento (warm ups) que são devolvidos para o professor antes da aula e a partir do erro e acerto da maioria dos alunos, a aula é preparada buscando sanar as possíveis dúvidas. A vantagem desse processo é que todo o tempo de aula é utilizado para aperfeiçoar os conhecimentos dos estudantes, fazendo com que eles sejam mais independentes nos estudos. O ponto negativo é que, por necessitar do comprometimento dos alunos, pode acontecer das atividades não serem cumpridas da forma correta e a aula presencial se transformar em uma aula expositiva, ou em um momento para a realização da tarefa de casa. Portanto, é necessário muito envolvimento por parte de todos para que a proposta (que é boa) seja colocada em prática.

Uma terceira metodologia é a instrução por pares (peer instruction) surgiu nos anos 90 e tem como característica principal o debate entre alunos. Pode parecer algum comum, e realmente é, mas é cientificamente comprovado que os estudantes aprendem melhor debatendo entre si. Com certeza você deve lembrar de algum amigo que te ajudou a compreender determinada matéria, ou então alguém que você teve que ajudar a compreender. É comum ver na sala de aula a situação em que um professor explica determinado conteúdo, o aluno não entende e o colega fala "ele está falando que isso é tal coisa" e num estalo de dedos a compreensão vem. Isso se chama instrução por pares e é sim uma metodologia ativa de ensino. É utilizada em conjunto com a sala de aula invertida, porém, as questões são respondidas na sala de aula e caso o índice de acertos seja alto, os alunos que acertaram explicam para os alunos que erraram. Já no caso de um índice de acerto muito baixo, o professor intervém para que a turma possa entender melhor, e essa intervenção passa pela colaboração dos alunos que compreenderam o conteúdo.

Existem diversas metodologias de ensino e por conta da pandemia outras tantas estão sendo desenvolvidas. É importante ressaltar que, uma metodologia não é necessariamente melhor que outra. Cada modelo se aplica à uma realidade de ensino, à um tipo de escola e à uma determinada turma. Provavelmente você deve ter refletido e encontrado metodologias legais nesse texto, assim como pode ter tido a impressão que outras não devem funcionar bem. O importante é perceber que, seja no ensino tradicional, ou em uma outra forma, o importante é conscientizar o indivíduo de que o protagonismo dos estudos depende dele, assim como o protagonismo nos relacionamentos, no trabalho, na vida. Não existe alguém que vá sempre descrever e ensinar as coisas para nós. Somos responsáveis pelo caminho que tomamos em nossas vidas, quer tenhamos ajuda, quer não. Alguns processos definitivamente podem contribuir para avançarmos, mas no fim, antes de toda metodologia ou pedagogia, está a nossa vontade de aprender e de sermos melhores. Antes dessa vontade, todo resto é inútil. Por isso chamamos de processo ensino-aprendizagem. Depende das duas partes sempre e, essa pandemia veio para mostrar que sempre será um processo de relacionamento entre aluno/professor.

Fale com a equipe em Arraial do Cabo pelo número 22 99850-7420

Fonte: Centro de Estudos Lecionar.

Comunicar erro

Comentários