Anuncie Aqui Topo 728x90

Estado licita obra para construção de cinema aldeense

O Projeto Cinema na Cidade será construído com recurso federal, por meio de parceria da Prefeitura de São Pedro da Aldeia com o Governo do Estado.

Por Redação. em 10/11/2020 às 11:51:11

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que vai licitar, no próximo dia 23 de novembro, a execu√ß√£o das obras de constru√ß√£o do Complexo Exibidor de S√£o Pedro da Aldeia. O cinema, que ser√° executado com recursos federais da Ag√™ncia Nacional de Cinema (ANCINE), ser√° construído em um terreno de mais de dois mil metros quadrados, localizado no bairro Nova S√£o Pedro, ao lado do Teatro Municipal. O Termo de Coopera√ß√£o Técnica entre a Prefeitura de S√£o Pedro da Aldeia e a Secretaria Estadual de Cultura foi assinado pelo prefeito Cl√°udio Chumbinho em agosto de 2017.


De acordo com o aviso de licita√ß√£o e o Termo de Refer√™ncia do Estado, o complexo cinematogr√°fico tem valor estimado em R$ 3.162.437,72 e a empresa que vencer a concorr√™ncia para a constru√ß√£o da obra dever√° seguir o Programa Arquitetônico desenvolvido pela ANCINE. O projeto prev√™ duas salas de proje√ß√£o, foyer, bomboni√®re, bilheteria, sala de administra√ß√£o, sanit√°rios femininos e masculinos, vesti√°rio, duas cabines de proje√ß√£o, sala de ar-condicionado e dois ambientes de circula√ß√£o.

O prefeito Cl√°udio Chumbinho destaca a import√Ęncia do projeto para preencher uma lacuna na cultura aldeense, que possui um excelente teatro, mas ainda n√£o tinha salas de cinema. "Nós articulamos e batalhamos bastante para trazer para o nosso município esse projeto. Além de aumentar o acesso das pessoas à cultura, teremos mais op√ß√£o de lazer e entretenimento no nosso município", enfatiza o prefeito.

Conforme a parceria estabelecida com a Secretaria Estadual de Cultura, a Prefeitura cedeu o local para a constru√ß√£o do cinema e o Governo do Estado do Rio de Janeiro é respons√°vel pela constru√ß√£o da obra. Após concluído, o complexo dever√° ter gest√£o privada. O Projeto "Cinema da Cidade" é uma das linhas de a√ß√£o do Programa "Cinema Perto de Voc√™", instituído através da Lei 12.599 de 23 de mar√ßo de 2012, regulamentada pelo Decreto n¬į 7.729, de 25 de maio de 2012, destinado à amplia√ß√£o, diversifica√ß√£o e descentraliza√ß√£o do mercado de salas de exibi√ß√£o cinematogr√°fica no Brasil.

Comunicar erro

Coment√°rios