Anuncie Aqui Topo 728x90

FORUM NACIONAL PROGETTO REDEScobrimentos NOVUS ORBIS 1501 - 2021 QUADRIÊNIO 520 ANNI MARCO DE TOUROS/ AMERIGO VESPUCCI 1454 - 2024 - 570 ANNI - ROTAS EXPEDITORIAS - O BRASIL NO CONTINENTE AMERICANO.

PARLAMENTO BRASILEIRO - CONGRESSO NACIONAL, ESTADOS E MUNICÍPIOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 26 A 30 SETEMBRO 2021

Por Repórter Vinícius Pereira. em 26/09/2021 às 15:06:45



Mapa de Waldseemüller, ou Universalis cosmographiasecundum Ptholomaei traditionem et Americi Vespuciialiorumque lustrationes", é um mapa do mundo impresso pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller, originalmente publicado em abril de 1507. É o primeiro mapa do mundo a utilizar o termo "América". Homenagem a Amerigo Vespucci. Foi desenhada baseando-se no mapa de Ptolomeu, expandido para acomodar as Américas e as altas latitudes. Uma cópia do mapa ainda existe na Biblioteca do Congresso em Washington, D.C.



O QUADRIÊNIO NOVUS ORBIS 520 ANOS da origem de nossas nominações iniciais de todo litoral da costa brasileira do território nacional foi pelos rios, cabos, baías e praias tendo AMERIGO VESPUCCI como fio condutor. Hoje, Estados da República Federativa do Brasil. "NOVUS ORBIS AMERIGO VESPUCCI Rotas Expeditórias O Brasil no Continente Americano MARCO DE TOUROS" é propositura de Candidatura junto a UNESCO como Patrimônio Material e Imaterial da Humanidade, como parte das comemorações oficiais dos 570 anos em 2024, de seu nascimento em 9 de março de 1454 em Firenze na Itália.

E, principalmente o início de um ciclo de datas que são os 520 anos de suas Rotas Expeditórias pela coroa portuguesa entre 1501 a 1504, ou seja, de 2021 até 2024, as nominações de rios, cabos, baías e praias que hoje formam os atuais "Estados da República Federativa do Brasil correlacionados aos fatos históricos, nesta ordem: Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros. Como o Rio São Francisco, que transpassa os Estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Sergipe" é atribuído ao florentino Amerigo Vespucci, que navegou em sua foz em 1501 em 4 de outubro e em outra expedição, em 1503. E, antes ainda, pela coroa espanhola entre 1497 e 1499, segundo alguns historiadores.

· E criar uma "REDEScobrimentos ROTAS EXPEDITÓRIAS – NOVUS ORBIS" - junto à rede de ensino, municipal, estadual e federal, público e privado, onde esteve em regiões que hoje são Estados da Federação Brasileira, parte de um momento histórico único, de nominação territorial por rios, baías, cabos e praias as primeiras denominações, incluindo os diversos Estados da Costa Litorânea Nacional. Traduzindo os mapas de Martin Waldseemüller.

Programação Oficial dos 570 Anos do Nascimento AMERIGO VESPUCCI em 9 de março de 1454 em Firenze, Regione Toscana Italia e Patrono da Cidade de Arraial do Cabo, Estado do "RIO DE JANEIRO", nominado em 1 de janeiro de 1502, confundindo a atual Baía da Guanabara com um rio.

Hoje, uma Lei Municipal Nº 2.290 de 29 de março de 2021 – DIA AMERIGO VESPUCCI PATRONO DO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS resultado da Propositura apresentada por Leonel Ribeiro CoordenAÇÃO Progetto Forum Amerigo Vespucci no PROTOCOLO GERAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARRAIAL DO CABO - Nº 4892/2020 de 17 de dezembro de 2020 sancionada como DECRETO 3.219 de 30 de dezembro de 2020 e sancionada por unanimidade na Câmara Municipal de Arraial do Cabo através do Projeto de Lei (PL) 029/2021 em 9 de março de 2021.



Realizado nos dias 17 a 23 de maio de 2021. Segue abaixo o site oficial da ONU com o conteúdo apresentado nesta fase do Progetto Forum Amerigo Vespucci quando foi sancionado como: "PATRONO DA CIDADE DE ARRAIAL DO CABO – Lei Municipal Nº 2.290 de 29 de março de 2021" e suas ROTAS EXPEDITÓRIAS como Propositura a CANDIDATURA UNESCO – MUSEU NOVUS ORBIS.

O 1º ATO OFICIAL dia 17/05 participamos do Dia Mundial das TelecomunicAÇÕES e da Sociedade da InformAÇÃO e o 2º ATO OFICIAL dia 21/05 o tema foi DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E O DESENVOLVIMENTO, por videoconferência e presencialmente do Plenário da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, sempre das 10h ás 13h. E o 3º ATO OFICIAL será no DIA MUNDIAL DO TURISMO ONU em 27 de setembro no Parlamento Brasileiro. Em datas da Organização das Nações Unidas – ONU.


RELATÓRIO A ONU NO DIA MUNDIAL DOS OCEANOS, SITE OFICIAL:



Veja o Fórum neste link: https://youtu.be/hFVSlsrAi74


3º ATO OFICIAL FORUM PROGETTO AMERIGO VESPUCCI NO PARLAMENTO BRASILEIRO LANÇAMENTO DO QUADRIÊNIO 520 ANOS (1501/1504-2021/2024) NOVUS ORBIS E DO MARCO DE TOUROS.

DATAS: Realização em datas da ONU Organização das Nações Unidas, OMT Organização Mundial do Turismo e da UNIÃO EUROPÉIA no mês de setembro de 2021 nos dias:

26 (dom.) – DIA MUNDIAL DO MAR (Estados da Costa Nacional).

· LANÇAMENTO NA MÍDIA.

27 (2ª feira) – DIA MUNDIAL DO TURISMO (Estados e Municípios HistoriCIDADES – QUADRIÊNIO 520 ANNI NOVUS ORBIS – TURISMO HISTÓRICO E O PATRIMONIO NACIONAL)

· ABERTURA OFICIAL AUDIÊNCIA PÚBLICA – SENADO FEDERAL CDR.


28 (3ª feira) – DIA INTERNACIONAL DO ACESSO A INFORMAÇÃO ("MUSEU NOVUS ORBIS MEMORIAL HISTÓRICO E DO PATRIMÔNIO NACIONAL E A CANDIDATURA UNESCO – "PROPOSITURAS LEGISLATIVAS QUADRIÊNIO REDESCOBRIMENTOS NOVUS ORBIS 2021/2022/2023/2024 nos Estados correlacionados aos fatos históricos").

· ENCAMINHAMENTOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA – SENADO FEDERAL CDR

29 (4ª feira)NOVUS ORBIS 520 ANOS NO ATUAL ESTADO DO ALAGOAS.

· ENCAMINHAMENTOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA – SENADO FEDERAL CDR AO ESTADO E SEUS 167 MUNICÍPIOS.

30 (5ª feira)DIA MARÍTIMO MUNDIAL.

ENCERRAMENTO.

O "FORUM NACIONAL PROGETTO

REDESCOBRIMENTOS NOVUS ORBIS

1501–2021- QUADRIÊNIO 520 ANNI / AMERIGO VESPUCCI

1454-2024-570 ANNI".

Realização no PARLAMENTO BRASILEIRO – CONGRESSO NACIONAL E ESTADOS E MUNICÍPIOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Em setembro de 2021, em datas da ONU Organização das Nações Unidas, OMT Organização Mundial do Turisno e UNIÃO EUROPÉIA nos dias 26,27,28,29 e 30.

LANÇAMENTO NA MÍDIA:

· 26 (dom.) – DIA MUNDIAL DO MAR (Estados da Costa Nacional).

https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-do-mar

https://eurocid.mne.gov.pt/artigos/participacao-nas-iniciativas-de-cidadania-europeia

Este ano o mote da comemoração é: "Um transporte marítimo sustentável para um planeta sustentável".

Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal é um serviço público criado para transmitir aos cidadãos informação sobre a União Europeia, em língua portuguesa.

· Estabelecido em 2008, o Dia Europeu do Mar constitui uma oportunidade para debater as temáticas relacionadas com os Mares e Oceanos, onde se inclui o crescimento azul. É uma razão também para envolver os/as jovens e os/as cidadãos/ãs de toda a Europa em eventos que despertem para a importância de protegermos os Mares e Oceanos.

· O Dia Europeu do Mar fomenta o encontro anual de profissionais do setor, governos, instituições públicas, ONGs, universidades e outros atores na área dos Mares e Oceanos.

· Esta efeméride apresenta conexões com o Dia Mundial do Mar.

O Dia Mundial do Mar celebra-se anualmente a 26 de setembro com uma série de festividades promovidas pelos governos e entidades envolvidas.

· Nesta data, são de destacar as iniciativas desenvolvidas pela Organização Marítima Internacional OMI em torno da proteção da vida no planeta.

· Esta efeméride apresenta conexões com o Dia Europeu do Mar.

Links relacionados:

World Maritime Day | International Maritime Organization

World Maritime Day | United Nations

Organização Marítima Internacional

· 27 (2ª feira) – DIA MUNDIAL DO TURISMO (municípios HistoriCIDADES – 520 ANNI NOVUS ORBIS). https://www.un.org/es/observances/tourism-day

"Turismo para um crescimento inclusivo", propósito do tema de 2021 e tema da Audiência Pública na CDR do Senado Federal, às 18h.

Realização de Audiência Pública na CDR sobre o tema: "Investimento no Turismo para um crescimento inclusivo", no dia 27 de setembro DIA MUNDIAL DO TURISMO ONU, às 18h, de forma remota, por meio da plataforma Zoom.

Com o objetivo pautado em 2 (dois) eixos:

Identificar novas iniciativas de redução das desigualdades regionais no Brasil.

E discutir plano de ação nesse sentido, tanto a curto quanto a médio prazo.

Comissão esta, apoiadora do Progetto Forum Amerigo Vespucci desde 2010 referente ao Lançamento do Edital 07/2010 em Emissão Especial Série Relações Diplomáticas de Selo, Edital e Carimbo Américo Vespúcio Arraial do Cabo Brasil Florença Itália junto ao Ministério das Comunicações ECT Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura. Lançamento Nacional em maio e dezembro de 2010 Internacional na Itália, Roma e Firenze na Espanha, Madri e em Portugal em Lisboa com Apoio Institucional, Operacional e Técnico das Embaixadas do Brasil nos Países. Foram contatados oficialmente pelo Governo Brasileiro Instituições nestes Países para a implementação de um MUSEU na cidade de Arraial do Cabo no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Que neste momento desta Audiência Pública estaremos apresentando o "MUSEU NOVUS ORBIS MEMORIAL HISTÓRICO E DO PATRIMÔNIO NACIONAL".


COMISSÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO – CDR:

· CICLO DE DEBATES SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO 2021 2022 SEGUNDAS FEIRAS ÁS 18H.

O evento, aberto para participação do público através do e–Cidadania e transmitido pelo site da CDR, tem como objetivo identificar gargalos institucionais que dificultam o desenvolvimento do Brasil e discutir um plano de ação, inclusive soluções legislativas, tanto a curto quanto a médio prazos. Política Pública 2021 Ciclos de Debates, Seminários e Audiências Públicas para promoção de tais profícuos debates com renomados especialistas nos temas elencados. TURISMO HISTÓRICO. [email protected] 61 3303 4282.

CONVIDADOS OFICIAIS :

· Representante do Ministério do Turismo;

· Representante da Organização Mundial do Turismo (OMT);

· Representante da Confederação do Turismo (CNTur);

· Representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

· Representante do Progetto Forum Amerigo Vespucci.

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=21492

· 28 (3ª feira) – DIA INTERNACIONAL DO ACESSO A INFORMAÇÃO (CANDIDATURA UNESCO – "PROPOSITURA QUADRIÊNIO REDESCOBRIMENTOS NOVUS ORBIS 2021/2022/2023/2024 nos Estados correlacionados aos fatos históricos").

https://en.unesco.org/commemorations/accesstoinformationday

· 29 (4ª feira) – ATO OFICIAL 520 ANOS NOVUS ORBIS – CABO DE SÃO AGOSTINHO, RIO SÃO MIGUEL, BARRA GRANDE hoje atual ESTADO DO ALAGOAS 102 MUNICÍPIOS.

http://www.cultura.al.gov.br/municipios/historico-dos-municipios/historico-do-municipio-de-sao-miguel-dos-campos

ENCAMINHAMENTOS OFICIAIS :

· SENADORES DO ESTADO DE ALAGOAS FERNANDO COLLOR (PROS) RENAN CALHEIROS (MDB) RODRIGO CUNHA (PSD)

· GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS. http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/

· ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE ALAGOAS. https://www.al.al.leg.br/

· 30 (5ª feira) DIA MUNDIAL DO MARÍTIMO.

https://www.imo.org/en/About/Events/WorldMaritimeDay/Pages/World-Maritime-Theme-2020.aspx

https://www.un.org/es/observances/maritime-day

OUTUBRO, NOVEMBRO, DEZEMBRO

PERNAMBUCO, SERGIPE, BAHIA, ESPÍRITO SANTO E RIO DE JANEIRO.

DEZEMBRO 2021 – APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO OFICIAL DA PROPOSITURA CANDIDATURA junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO – ONU como Patrimônio Material e Imaterial da Humanidade da Propositura: "NOVUS ORBIS – AMERIGO VESPUCCI - Rotas Expeditórias o Brasil no Continente Americano – MARCO DE TOUROS" que acrescentamos a Propositura inicial.


Haja vista, a sua importância patrimonial e de seu merecido reconhecimento já pelo IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no dia 23 de agosto de 1962 (2022 serão 60 ANOS). Atualmente está localizado no Museu Câmara Cascudo da UFRN em Natal, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – BRASIL.

http://www.ipatrimonio.org/touros-marco-quinhentista/


Como CoordenAÇÃO no Brasil do Progetto Forum Amerigo Vespucci lançado em 2003 nos 500 Anos das ROTAS EXPEDITÓRIAS de AMERIGO VESPUCCI (9março1454-Firenze,RegioneToscana,Italia/22fevereiro1512-Sevilha, Espanha) no Estado do Rio de Janeiro em 1503.

SITE OFICIAL:

https://amerigovespucci515.wixsite.com/candidatura-unesco/servicos

E, é importante esclarecer, que esta iniciativa faz parte de uma série de ações oficiais que estão construindo a apresentação técnica do RELATÓRIO OFICIAL DA CANDIDATURA junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO – ONU como Patrimônio Material e Imaterial da Humanidade da Propositura: "NOVUS ORBIS – AMERIGO VESPUCCI - Rotas Expeditórias o Brasil no Continente Americano – MARCO DE TOUROS "; que será apresentado em dezembro de 2021, pelo fato histórico ocorrido em todo litoral da costa brasileira no período do Tratado de Tordesilhas, quando mapeavam a 4ª parte do planeta, ainda desconhecida em sua totalidade geográfica mundial.

LINKS OFICIAIS DO FORUM:

https://www.museus.gov.br/tag/guia-da-programacao-da-19-snm/

https://arraialdocabo.rj.leg.br/

https://unworldoceansday.org/events/dia-mundial-dos-oceanos-onu-8-junho-2021-apresentacao-relatorio-oficial-do-forum-novus-orbis-progetto-amerigo-vespucci-520-570-anni-1501-1504-2021-2024/

Convocar os Governos Estaduais para adesões de seus Municípios na elaboração e apresentação em dezembro de 2021 do RELATÓRIO OFICIAL DA PROPOSITURA CANDIDATURA junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – ONU como Patrimônio Material e Imaterial da Humanidade da Propositura: "NOVUS ORBIS – AMERIGO VESPUCCI – Rotas Expeditórias o Brasil no Continente Americano – MARCO DE TOUROS".


Junto aos Governos e Assembleias dos Estados e Prefeituras e Câmaras Municipais correlacionadas aos fatos históricos por videoconferência os Convidados Oficias em dezembro de 2021 no formato de um ATO OFICIAL CANDIDATURA UNESCO.

___________________





Leonel Ribeiro

CoordenAÇÃO Progetto Forum Amerigo Vespucci (2003/2021-18 anos)

Membro de Honra no Brasil do Comitato Amerigo Vespucci A CASA SUA – Firenze – Itália.

(Produtor Executivo de Projetos de Gestão Institucional)

055 61 98654-2223 / 21 98913-4100

[email protected]


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO RIO DE JANEIRO – LIVE NOTÍCIAS 55 22 99925 9199

Reportagem especial Gemellaggio Arraial do Cabo Firenze - Museu Novus Orbis
Decreto institui 9 de março como dia de Américo Vespúcio, Patrono de Arraial do Cabo
Em 2024 comemora-se 570 anos do seu nascimento. Comitê no Brasil possui a intenção de criar um museu no município. Veja no link: https://www.facebook.com/livenoticiasoficial/videos/894058888081183/


Dia de Américo Vespúcio
Momento histórico para Arraial do Cabo
Ato Oficial da aprovação do Projeto de Lei 029/21 que institui o DIA AMERIGO VESPUCCI PATRONO DA CIDADE HISTÓRICA DE ARRAIAL DO CABO, é realizado na Câmara Municipal de Vereadores. Veja no link:

TEMPO REAL COMUNICAÇÃO 55 61 99858 0040

Comunicar erro

Comentários